Campeão mundial de xadrez alega que rival trapaceou mais do que admite

Na segunda-feira (26), Magnus Carlsen, o campeão mundial de xadrez, expressou a convicção de que Hans Niemann “trapaceou mais — e mais recentemente — do que admitiu publicamente”. Carlsen anunciou que não pretende mais enfrentar Niemann ou qualquer outro rival que tenha histórico repetido de trapaça. O norueguês de 31 anos renunciou à Julius Baer Generation Cup na semana anterior após uma partida contra Niemann, que está quase 200 pontos atrás dele no ranking Elo, usado para medir a habilidade relativa dos jogadores.

Em um comunicado no Twitter, Carlsen afirmou: “Até agora só consegui falar por meio das minhas ações, e essas ações declararam claramente que não estou disposto a jogar xadrez com Niemann”. O campeão mundial, que detém o título desde 2013, também se retirou da Sinquefield Cup em St. Louis, Missouri, no início do mês, após uma derrota surpreendente para Niemann, gerando intensos debates e alegações de trapaça.

Niemann negou qualquer irregularidade em partidas presenciais e Carlsen revelou que considerou fortemente se retirar do evento quando soube que Niemann foi convidado de última hora para a Sinquefield Cup de 2022. Niemann, anteriormente banido do site chess.com por trapacear online em sua juventude, afirmou não ter jogado de forma justa em partidas não competitivas no site.

Carlsen reforçou suas suspeitas, declarando: “Acredito que Niemann trapaceou mais — e mais recentemente — do que admitiu publicamente. Seu progresso no tabuleiro foi incomum, e durante todo o nosso jogo na Sinquefield Cup, tive a impressão de que ele não estava tenso ou mesmo totalmente concentrado nas posições críticas, enquanto superava-me jogando com as peças pretas de uma maneira que, em minha opinião, apenas um punhado de jogadores seria capaz de fazer.” Niemann não estava imediatamente disponível para comentar.

Proudly powered by WordPress | Theme: Outfit Blog by Crimson Themes.