Federação Internacional de Xadrez repreende campeão por abandonar partida

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) repreendeu Magnus Carlsen, ex-campeão mundial, por abandonar abruptamente uma partida de xadrez online contra o grande mestre Hans Niemann após apenas um lance. No entanto, a FIDE expressou compreensão pelas “profundas preocupações” de Carlsen sobre os danos causados pela trapaça ao xadrez.

Em comunicado divulgado na sexta-feira (23), a FIDE afirmou que acredita que o Campeão Mundial possui uma responsabilidade moral significativa, dada sua posição como embaixador global do jogo, e suas ações podem afetar a reputação dos colegas e os resultados esportivos, podendo prejudicar o xadrez como um todo.

O incidente ocorreu durante a Julius Baer Generation Cup na última segunda-feira, quando Carlsen desligou a tela e abandonou a partida sem explicação aparente. Anteriormente, ele se retirou da Sinquefield Cup em St. Louis após uma surpreendente derrota para Niemann, marcando a primeira vez que Carlsen se retirou de um torneio em sua carreira, segundo o chess24.

A FIDE observou que os torneios em questão não estavam sob sua jurisdição, mas, devido à crescente repercussão do incidente, anunciou a disposição de encarregar sua Comissão de Fair Play de uma investigação completa quando evidências adequadas fossem fornecidas pelas partes envolvidas.

A organização reforçou a importância de seguir os protocolos anti-trapaça e reconheceu que a incerteza pode prejudicar o desempenho dos jogadores, bem como a reputação dos mesmos. A FIDE apelou à cooperação entre plataformas online, eventos privados e os melhores jogadores para mitigar riscos futuros de trapaça.

Embora Carlsen não tenha feito acusações explícitas de trapaça contra Niemann, a FIDE expressou a esperança de que a situação possa ter um impacto positivo a longo prazo, desde que seja tratada adequadamente. Propuseram a formação de um painel dedicado, composto por Grandes Mestres, especialistas anti-trapaça, oficiais da FIDE e representantes das principais plataformas de xadrez, para abordar efetivamente preocupações relacionadas à trapaça no futuro.

Proudly powered by WordPress | Theme: Outfit Blog by Crimson Themes.